terça-feira, 7 de agosto de 2012

JOHN LOCKE E MONTESQUIEU

Este blog foi criados por Michele Vargas, Isamara Oliveira, Betina Krein e Cátia Leidens, ambas alunas se comprometeram com este blog e se ajudaram igualmente na divisão do trabalho.

MONTESQUIEU


Este filme nos mostra sobre os três poderes.

MONTESQUIEU


                                      http://letras.mus.br/legiao-urbana/22492/

 Está música " Faroeste Caboclo" foi escrita por Renato Russo e interpretada pela banda Legião Urbana, nela o cantor refere-se á tirania ou abuso de poderes sobre as pessoas. Como Montesquieu nos fala sobre os três poderes.

JOHN LOCKE



Nesse link você encontrará uma música escrita por Raul seixas, ela retrata bem sobre as sensações e experiências das quais John Locke referia-se.

JOHN LOCKE

Este pequeno trecho que nos fala sobre o Óleo de Lorenzo retrata a incessante busca de conhecimentos sobre uma doença rara chamada ALD, o pai de Lorenzo não desistiu de procurar algo que pudesse ajudar Lorenzo a viver por mais tempo. E nessas características encaixamos o Filósofo John Locke que acreditava que acreditava que a experiência e o conhecimento fariam o ser humano evoluir.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JOHN LOCKE

JOHN LOCKE (1632-1704)

No começo, a filosofia se desenvolveu com ideias complexas, conflitantes e muitas vezes abstratas. No entanto, aos poucos ela foi se tornando racional e próxima da realidade. John Locke pode ser reconhecido como folósofo com essa característica, uma vez que desenvolveu sua filosofia muito concreta, próxima do plano real.
A base da filosofia de John Locke é a crença de que o nosso conhecimento de mundo é baseado na experiência (experimentação) e na observação de mundo. Com esse pensamento lançou as bases para o empirismo. Locke argumentou que a mente seria, originalmente, um "quadro em branco" (tábua rasa), sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação. Ou seja, todas as pessoas ao nascer o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
Hoje, a filosofia de Locke pode parecer óbvia e simples, uma vez que grande parte de suas ideias são compreendidas pelo senso comum ( ou seja, pessoas do povo em geral). Mas, para o seu contexto (Europa do séc. XXVII) foi revolucionária, uma vez que despertou ideias para a democracia liberal (atual base política do ocidente), contribuindo para reformar a visão política que se tinha na época.
Na obra Dois tratados sobre o governo civil, de 1689-90, uma das mais importantes do autor, John Locke elabora ideias sobre o Estado da Natureza ( natural do ser humano), Contato Social, Sociedade Civil e Direito de Resistência à tirania. Logo abaixo uma síntese dessas ideias:

1.ESTADO DE NATUREZA
Direitos naturais:
- Vida (todos nascem iguais,com os mesmos direitos naturais);
- Liberdade (todos têm a liberdade natural para dispor de posses e protegê-las, sendo a liberdade limitada pela razão);
- Propriedade ( derivada do trabalho e do dinheiro. O acúmulo excessivo de propriedade ameaça a lei natural).

Lei natural:
- A paz e a preservação de todas a humanidade, através do uso da razão.

Inexistência de lei, arbítrio e poder coercitivo.

2. ESTADO DE GUERRA
Desrespeito aos direitos naturais e a lei natural:
- Ao contrário da paz, boa vontade, assistência mútua e preservação do Estado de Natureza, o Estado de Guerra é marcado pela inimizade, malícia, violência e destruição mútua. Quando um indivíduo submete outro ao seu poder, então há estado de guerra, mesmo que exista um arbitro na sociedade. Eis a necessidade de formação de um Estado Civil.

3. O CONTRATO (OU PACTO) SOCIAL
Concessão dos indivíduos: instituição da sociedade política:
- O indivíduo aceita trocar sua liberdade natural pela formação de um corpo político ( ou sociedade civil), a qual garantirá segurança, conforto e paz. O principal objetivo é a defesa da PROPRIEDADE.
- Pacto de consentimento (da maioria) para formar um conjunto de leis ( legislativo), uma justiça imparcial (judiciário) e uma força coercitiva na sociedade (executivo) e no exterior ( federativo).

4. ESTADO (OU SOCIEDADE) CIVIL
Objetivo: proteger a propriedade:
- As punições àqueles que ameaçam a propriedade e a lei natural devem ser feitas pela comunidade, a qual estará organizada num estado civil. O indivíduo passa à sociedade o seu direito natural de proteger a propriedade ( contra inimigos internos e externos).
-Formas de governo: conforme decisão da comunidade
-Monarquia (um), oligarquia (poucos), democracia (muitos).

Supremacia do legislativo:
- Governar com leis; que as leis correspondem ao bem do povo; que os impostos sobre a propriedade sejam concedidos pelos indivíduos; exclusividade de elaboração de leis do legislativo.

5. DIREITOS DE RESISTÊNCIA
- Toda vez que houver usurpação ou tirania do poder (ameaça à liberdade, desrespeito às leis...) contra a sociedade.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Entendendo tudo...

Oi meu nome é Michele e aqui vou demonstrar meu trabalho de história que trata sobre Montesquieu.